Sites e redes sociais

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Recesso dos 9°s anos

Recesso da EE Alfredo Gaspar de Mendonça (21/06 até 05/07)

O período de férias dos alunos iniciou-se no dia 21 de junho e se estenderá até o dia 05 de julho. Momento de muita leitura e estudo para nós, pibidianos, nos organizando perante os seguintes conteúdos:

1) Quinta aula aberta sobre Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital, pelo IV CONEF (Congresso de Educação e Formação Docente). Link: https://www.youtube.com/watch?v=PF0Kh6dmykQ



2) Webnário Diálogos em Educação: A importância do uso das redes sociais no ensino de Língua Portuguesa.



3) LACERDA, N. A.; SILVA, K. M. A reescrita remota de textos por alunos do ensino fundamental em tempos de pandemia. Revista Memorare. Tubarão, v. 7, n. 3, set./dez. 2020, p. 121-138. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/memorare_grupep/article/view/10213/5503.

4) Livro Educação e práxis educativas em multiletramentos.


5) Biblioteca Virtual: Escola Álvaro Lins, coordenadora Tânia Rabelo.


6) Biblioteca Virtual: Instituto Maat, Creativity Midia.



sexta-feira, 18 de junho de 2021

Palestra de Irandé Antunes (17/06)

Sobre a descontextualização da linguagem na escola

Professora Irandé Antunes é uma inspiração desde quando li seu livro "Lutar com Palavras" no primeiro semestre. Na seguinte palestra, o assunto central foi a descontextualização da linguagem na prática regular da escola.

O ensino descontextualizado da gramática, com aplicação de modelos e/ou manuais vinculado à metodologia tradicional, só contribuem para o distanciamento do aluno/aluna da sala de aula, da escola e do processo de ensino/aprendizagem. Ensinar a gramática de forma contextualizada se atenta ao conceito de língua/linguagem como processo que se desenvolve na articulação entre a forma linguística e os discursos, e que, por exemplo, não poderia se dar por meio de frases isoladas e descontextualizadas.

A palestra foi muito enriquecedora e me gerou muitas reflexões.



terça-feira, 15 de junho de 2021

Aula dia 14/06

Estrutura das Crônicas Narrativas e Jornalísticas

Na aula da última segunda-feira, dia 14 de junho, realizou-se a continuação da explicação de Crônica Narrativa e Jornalística, focando na explicitação de sua estrutura, assim como na sua elaboração. Ao final da aula foi solicitado a feitura de uma crônica com o tema bullying para ser entregue até a sexta-feira.

Print do post no perfil do instagram, com o assunto da aula de 14 de junho disponível.

Também disponibilizamos um vídeo no instagram explicando sobre os três filtros de Sócrates, a fofoca, o boato, o bullying e cyberbulliyng.



terça-feira, 8 de junho de 2021

Aula dia 07/06

Introdução à Crônica Narrativa e Jornalística

A aula iniciou-se com informações sobre a divulgação das notas da prova bimestral para os alunos e alunas. Logo em seguida, professor Gerson e professora Mércia introduziram os slides sobre crônica narrativa e jornalística, com alguns estudantes tirando dúvidas sobre como pode ser possível diferenciá-las.



Ao final do slide, foi solicitada à turma a feitura de uma crônica jornalística , com o intuito de ser enviado até a sexta-feira, pelo email dos professores. Logo em seguida, iniciou-se um game sobre as características do gênero crônica.