Sites e redes sociais

quinta-feira, 18 de março de 2021

Conhecendo mais as escolas - 2021

Encontro dia 17/03

No último encontro da quarta-feira, foi debatido o andamento das aulas remotas ministradas pelas professoras coordenadoras neste período pandêmico, assim como os desafios do ensino à distância (que sempre se renovam).

Escola Estadual Alfredo Gaspar 
de Mendonça.
Imagem da web.
A professora Mércia Isabel (coordenadora do grupo de pibidianos/as que pertenço) iniciou a  explanação. Mércia nos falou mais sobre a Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça e abordou conosco a Semana pedagógica do Centenário de Paulo Freire e como essa está sendo inserida para os/as alunos/as. 






Escola Estadual Doutor
Fernandes Lima.
Imagem da web.
A professora Maria do Socorro foi a segunda a discutir mais sobre a instituição que leciona, a Escola Estadual Doutor Fernandes Lima. Socorro fala sobre a organização das salas em A, B, etc. (ou por número) e como anda a recepção dos/das estudantes com as aulas remotas. A professora aponta como a participação dos/das alunos/as geralmente é maior nas salas A, e que estudantes repetentes e/ou mais velhos ficam juntos nas turmas B, C, etc. É aberta uma discussão tanto sobre o que seja "aluno/a bom/boa e ruim", quanto sobre o ato de segregação.


Escola Municipal Doutor
Pompeu Sarmento.
Imagem da web.
Por último ficou a professora Mítia Risi, que leciona na Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento. Mítia dá continuidade ao debate sobre a segregação das turmas de acordo com as séries que pertencem, e relata a resistência de alguns alunos ou alunas ao ensino remoto (tentativas de bug dos aplicativos, envios de mensagens de cunho pornográfico, etc.). A professora expõe a situação mas também explicita como está a buscar formas de melhor entendê-la e assim conseguir uma resolução.

Vale destacar que todas as 3 professoras apontam de alguma maneira a falta de voz nas escolas, assim como a preocupação que muitas vezes tais instituições possuem apenas com as notas/resultados que os alunos e alunas atingirão em tarefas avaliativas que podem vir a comprometer os índices das escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário