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sexta-feira, 26 de março de 2021

Palestra dia 24/03

Pibid e PRP como espaços de aprendizagem na e para a formação de professores

A palestra ocorreu de 17h às 19h15 mais ou menos, e, além da prof.ª Dra. Suzana Barrios do CEDU, contou com a presença do prof. Adelmo Fernandes de Araújo (coordenador institucional do PRP)  e prof.ª Danielle Araújo (coordenadora institucional do PIBID).

A prof.ª Suzana (que já foi coordenadora institucional do programa de iniciação à docência) inicia sua palestra falando sobre o momento complicado que estamos passando graças à pandemia, e do agravamento de problemas sociais que já vivíamos historicamente. Destaca como o PIBID e o PRP incorporam o direito à educação por conta do direito a uma formação como professor/a com criticidade, qualidade e solidez teórico-prática, e que é um dever do Estado oferecer os meios para que a escola pública seja acessível a todas as pessoas. Educação é direito universal.

A professora também ressalta como a Pesquisa se faz necessária para que nós nos tornemos professores e professoras, e aponta a formação minimalista, reducionista e utilitária da BNCC, que é fundamental irmos além. O intuito do professor/a não deve ser fomentar uma formação passiva, mas sim auxiliar o aluno e aluna na construção de sua emancipação e de seu lugar no mundo. Também é destacado o sucateamento da escola pública e da educação no Brasil, e o atraso no pagamento das bolsas aos estudantes nesses últimos meses.

A palestra foi enriquecedora e esclarecedora para mim, e espero em algum momento pagar alguma disciplina com a prof.ª Suzana. 


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