Sites e redes sociais

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Aula dia 05/04

Barroco e interação com os alunos e alunas

O tema abordado foi o movimento artístico e literário Barroco. Os estudantes ainda continuam muito tímidos para fazer ou responder perguntas durante a aula, alguns poucos são mais interativos. A preocupação dos alunos e alunas com a lista de frequência (muitas vezes logo ao início da abertura da sala) continua. Os estudantes parecem muito dispersos, mesmo com suas câmeras desligadas e se mantendo silenciosos, pois quando a professora Mércia anuncia o momento da atividade de fixação sobre o assunto, muitos parecem completamente "perdidos", manifestando muitas vezes que não estão com o caderno disponível ou coisas do gênero. Comportamentos como esses nos fazem levantar hipóteses: Eles realmente estão assistindo à aula, ou simplesmente entraram na sala do google meet para mostrarem que de alguma forma estão presentes? A abordagem contempla apenas uma minoria mesmo? Os problemas de conexão ou do aparelho que estão usando deixam a maioria "na mão"?


Caminhando para o final da aula, nós, pibidianos, decidimos abrir a câmera e nos apresentarmos, porém de maneira mais informal, contando um pouco de nossos gostos e intenções com o projeto do pibid. Eles foram muito simpáticos. Após falarmos que eles também podiam se sentir à vontade para se apresentar para nós, muitos abriram a câmera espontaneamente e melhor interagiram conosco, dando um ar mais descontraído à aula.




Acredito que sempre temos que lembrar que, assim como nós, estudantes da ufal, estamos ainda nos adaptando a aulas remotas, eles passam pelo mesmo e se o formato tradicional do ensino já era monótono, visto muitas vezes como "chato", provavelmente eles sentem a mesma coisa de forma remota, acrescentando ainda dificuldade de conexão e ambientes inadequados de estudo em casa, por exemplo. Fica latente para eles que "a parte boa da escola", como a interação com os amigos e o calor humano, foram excluídos abruptamente nessa nova forma de aulas à distância. Vale a pena também ressaltar a urgência das metodologias ativas na vida dos alunados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário