Texto dissertativo argumentativo e redação coletiva
A aula da última segunda-feira iniciou-se com um vídeo que narrava o conto "A moça tecelã", de Marina Colasanti, com o intuito de iniciarmos a aula de uma maneira mais descontraída ao passo que os estudantes tem contato com o gênero textual Conto. Perguntamos sobre o que eles haviam entendido do texto e mais alunos se manifestaram do que nas segundas-feiras anteriores. O papo também rendeu no chat.
Logo mais, foi apresentado para os alunos e alunas o Texto Dissertativo Argumentativo e, em seguida, foi proposta uma atividade de interação e criatividade: a Redação Coletiva.
Basicamente, os estudantes deveriam construir, de forma grupal, um texto. Deveríamos atentá-los a necessidade de que estivesse presente início, meio e fim no trabalho, assim como não ocorresse desvio do tema. Os alunos e alunas abriam o microfone para mostrar suas ideias ou digitavam no chat, enquanto Letícia (pibidiana) reunia tudo em um documento word. Eles mostraram toda sua criatividade e vários finais foram propostos para o texto. A noção de que o texto deveria ter as 3 partes essenciais, o início, o meio e o fim, pareceu bastante perceptível para os estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário