Revisão sobre Barroco, Artigo de Opinião e Texto Dissertativo Argumentativo
A prova bimestral dos 9°s anos será na próxima segunda-feira, dia 24 de maio, logo, planejamos uma aula de revisão com os assuntos que constarão na avaliação. Infelizmente, a direção aderiu realmente ao chat bloqueado e, enquanto os pibidianos, pibidianas e alunos se entravam na sala do google meet, permaneceu-se um silêncio (incômodo).
A revisão iniciou-se com Nathally e Lavínya, que recapitularam o assunto Texto Dissertativo Argumentativo com a turma e realizaram, pela plataforma Kahoot, um game de perguntas e respostas, solicitando que o chat fosse aberto para a livre expressão da turma, que foi muito participativa e praticamente gabaritou.
Logo em seguida, Jaine e eu revisamos assunto Artigo de Opinião, mencionando os aspectos mais importantes do gênero e realizamos uma atividade sobre a diferença de Fato e Opinião no artigo de opinião sobre o filme Vingadores - Guerra Infinita (abordado nas aulas anteriores), junto aos alunos e alunas. Precisou-se explicitar a distinção entre fato e opinião mais minuciosamente e de início ficou-nos perceptível que a turma estava com dificuldade na diferenciação, mas, aos poucos, eles foram captando o "espírito da coisa". Os estudantes participaram assiduamente.
Depois, Mateus, Letícia e Lucas entraram em cena e recapitularam e abordaram os pontos principais sobre o Barroco com a turma. Eles utilizaram predominantemente o perfil do instagram para relembrar os alunos e alunas sobre o tema e realizaram um quiz de verdadeiro ou falso com os stories. Em alguns momentos, a turma desvirtuava-se da aula com conversas paralelas no chat, mas assim que solicitávamos que se voltassem para o assunto, eles acatavam. Os alunos também levantavam muitos temas no chat que aproveitávamos para inserir em nosso discurso, enriquecendo ainda mais a aula. Acreditamos que o chat é um ambiente de debate e socialização, e bloqueá-lo é como silenciasse a todos.
A aula acabou estendendo-se para além do seu horário habitual, mas a aula permaneceu com um número de alunos relativamente alto até os últimos segundos. A turma também manifestou no chat que havia gostado da aula. Foi um encontro muito reflexivo e importante para mim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário