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quinta-feira, 31 de março de 2022

Terça-feira, dia 29/03/2022

Primeira Reunião Geral Presencial (29/03)

A reunião ocorreu na sala destinada a reuniões do Pibid no bloco da FALE e infelizmente não pôde contar com todos/as ou a maioria dos pibidianos e pibidianas, nem com todas as professoras supervisoras ou com Andréa, por motivos maiores. Porém, foi uma reunião muito proveitosa em que muitos e muitas de nós se viram pessoalmente pela primeira vez. 


Depois da recepção do professor Luiz Fernando, professora Lívia abriu a apresentação e discussão acerca do subprojeto realizado com ela, seus alunos e alunas, e nós, pibidianos e pibidianas. Professora comentou que gostou muito da experiência, assim como os/as estudantes da escola que leciona. Também falou da importância do contato e relação Universidade - Escola, e que deve ser estreitada, inclusive, pois só dá bons frutos e boas vivências.

Em seguida, minhas colegas e eu discutimos sobre a experiência ímpar que tivemos tanto nesse finalzinho do subprojeto como nele em um todo. Letícia, Lavínya e eu, as que estiveram presentes na sala com professora Lívia (Matheus também, mas ele não pôde estar presente na reunião), falamos sobre a relação boa que conseguimos manter com os/as estudantes do colégio mesmo que em tão curto tempo, frisando, inclusive, que eram meninos e meninas muito interessantes e interessados. Comentamos também de como a experiência presencial em sala de aula é diferente de aulas online (como ocorreu conosco em 2021 no subprojeto), assim como destacamos como era importante o papel das pibidianas que estavam por trás dos bastidores, nos dando apoio e alicerce para estarmos presencialmente.

Falando nelas, as colegas que não puderam estar presencialmente na escola de Lívia também comentaram sobre o processo de organização das aulas, busca e seleção dos conteúdos abordados e sobre Compromisso, destacando como a parte de planejamento de aulas é importante e imprescindível para o exercício docente.

Em seguida, professora Mítia e pibidianos e pibidianas presentes falaram sobre as vivências de seu subprojeto nas últimas semanas. Comentaram sobre a condição da infraestrutura da sala de aula, que era delicada, e sobre os alunos e alunas, que eram dispersos e agitados, sendo necessário um trabalho mais atencioso para a questão de interessá-los na aula e nos conteúdos e temas estudados. Os pibidianos/as também falaram sobre a demanda de uma aluna que ainda encontrava-se no processo de alfabetização enquanto frequentava o 8° ano do ensino fundamental II; comentaram que a auxiliaram na missão e lamentaram que o subprojeto já estivesse ao fim. Os/as colegas também discutiram conosco sobre a precarização da educação em nosso país e o seu processo de sucateamento nos últimos anos.

Por último, os pibidianos e pibidianas do subprojeto com professora Dóris falaram das experiências que tiveram do trabalho realizado. Eles comentaram sobre as tantas facetas do EJAI, tanto para o professor/a quanto para os alunos e alunas; são pessoas que já trabalham, são pais e mães, pessoas que sofrem na pele seja a precarização da educação (como comentando anteriormente), seja a discriminação e exclusão social contra as pessoas com pouca escolaridade (e até vezes nenhuma, visto o grande número de analfabetos e semianalfabetos no Brasil). Nossos colegas destacaram como o trabalho com o EJAI possuía camadas muito diferentes quando comparado com a educação básica destinada a crianças e adolescentes, em como aqueles/as estudantes precisavam e precisam ser valorizados/as. Também lamentaram pelo curto tempo da reta final do subprojeto.

Foi uma reunião muito interessante, mais interativa e prazerosa do que as virtuais. Acredito que, assim como eu, todos estão muito realizados por chegarem ao fim do projeto, saindo dessa experiência muito diferentes do que entraram, com muitas histórias e vivências.


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