sábado, 19 de dezembro de 2020

Desatando alguns nós

Encontro dia 02/12

No nosso segundo encontro, nossos professores coordenadores fizeram mais esclarecimentos sobre o programa e promoveram reflexões sobre o ensino de língua portuguesa atualmente, inclusive mencionando Carlos Alberto Faraco e seu livro Norma culta brasileira: desatando alguns nós.

Imagem do encontro do dia 02/12

Para mim, foi muito interessante como esse encontro dialogou com os temas e artigos que estavam sendo abordados na disciplina Teoria Linguística II naquele momento durante o PLE. Um dos questionários que o Prof. Me. Silvio Nunes pediu para nós respondermos tinha a seguinte questão: 
"Disserte sobre as possibilidades de trabalhar as variações linguísticas no ensino de língua portuguesa sem que haja o apagamento do estudo da norma padrão vinculada aos aspectos gramaticais.".
Como resposta, expliquei como era essencial tanto defendermos o ensino literário e o estudo da norma padrão vinculada aos aspectos gramaticais, como também a valorização de variadas produções linguísticas em ambiente de estudo, logo, incitando o respeito a diferentes culturas. 

Ainda sobre o questionário proposto em Teoria Linguística II, tentei explicitar como a análise de textos de propagandas, charge, cartum, causos e canções de música (desde as mais urbanas, como o Rap, até as mais regionais, como Forró pé de serra, Repente, etc.) possibilitaria o leitor a imediação com diferentes realidades e consequentemente diferentes palavras e significados de palavras, falares específicos, sotaques, gírias e jargões. Seria uma forma de propagar no ambiente estudantil a ideia que essas diferentes manifestações da língua são válidas e que devem ser respeitadas. Destaquei também como no momento em que estamos, muitas vezes as crianças e adolescentes se sentem mais próximas dessas outras produções do que da leitura obrigatória e/ou recomendada pela escola. Nessas situações, a palestra da Prof.ª Verônica sempre me vem a tona, de como é necessário que a literatura, a disciplina língua portuguesa, tenha sentido para os estudantes.

É comum, durante o ensino médio, por exemplo, a preocupação com o ENEM, e a linguagem padrão e o texto dissertativo-argumentativo estão sempre em foco na matéria de língua portuguesa, mas quão mecânico e desinteressante (desprazeroso) isto pode ser para o/a aluno/a! Sinto a necessidade de cada vez estudar mais sobre como nós, futuros docentes, podemos promover aulas que abordem e ao mesmo tempo consigam ir além de morfologia e sintaxe, além de obrigação, além das paredes de aula, para os estudantes.

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