Encontro dia 24/02
Iniciamos o novo encontro com apresentações sobre o filme Xingu (2011). Duas pessoas de cada grupo das professoras supervisoras comentaram e manifestaram suas impressões sobre determinadas cenas do longa-metragem. Em seguida, prof.ª Andréa reafirmou várias das colocações apontadas, fazendo abertura para a exibição dos slides sobre Etnografia e Educação.
Foi muito rica a reunião da última quarta-feira e destacarei alguns momentos mais marcantes para mim. A "metáfora da cegueira", por exemplo, rondou minha cabeça muitas horas depois do encontro. O ponto de "descrever primeiro, interpretar depois", e usar a "pergunta fundamental", durante o exercício da docência, "o que está acontecendo aqui?", foi de extrema relevância e impacto para mim por ser uma forma de posicionar-se que deveríamos fazer também em outros âmbitos da nossa vida. Outro tópico da reunião que ressalto é a importância de usar o olhar ao passo que deixando de lado nossos pré-conceitos, e a necessidade que temos no trabalho de campo de nos desarmar.
A Etnografia Educacional esteve em evidência durante toda a reunião, mas também foi mencionado que existem outros tipos de abordagem.
Também foi debatido como muitas vezes carregamos imposturas, coisas que não agregam nem promovem amadurecimento, para nossa trajetória. Porém, professora Andréa não esqueceu de elucidar como cometemos estes equívocos às vezes mas que sempre podemos "voltar aos trilhos" depois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário