Meu nome é Dafhine Alves e aqui constará observações, reflexões e devaneios sobre minha participação no PIBID - Letras, Português - UFAL. Supervisora: Professora Mércia.
Sites e redes sociais
terça-feira, 30 de março de 2021
Segunda-feira, 29/03
sábado, 27 de março de 2021
Encontro com Prof.ª Mércia dia 25/03
Sobre a aula da última segunda-feira, os horários dos pibidianos e pibidianas e Plano de Ação
sexta-feira, 26 de março de 2021
Palestra dia 24/03
Pibid e PRP como espaços de aprendizagem na e para a formação de professores
segunda-feira, 22 de março de 2021
Aula remota da prof.ª Mércia (22/03)
O Artigo de Opinião
sexta-feira, 19 de março de 2021
O Ensino Remoto na Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça (2021)
Os 9°s anos e as atividades escolares não presenciais
quinta-feira, 18 de março de 2021
Conhecendo mais as escolas - 2021
Encontro dia 17/03
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Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça. Imagem da web. |
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Escola Estadual Doutor Fernandes Lima. Imagem da web. |
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Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento. Imagem da web. |
sexta-feira, 12 de março de 2021
A Leitura que faça sentido
Encontro dia 10/03
O relato de Karolayne Carella Dimonte no artigo "O ingresso na prática docente dos letramentos sociais (...)" e minha experiência de leitura

sábado, 6 de março de 2021
A abordagem metodológica da etnografia visando o trabalho com os letramentos
A abordagem metodológica etnográfica a partir dos artigos sobre o projeto Pibid 2018-2020
→ Artigo 1: O ingresso na prática docente dos letramentos sociais: caminhos para (re) encontros com o mundo da leitura, por Andréa Pereira.
→ Artigo 2: Pedagogia Transmídia: Reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura de convergência, por Daniela Ferreira da Silva, Thalyta Vasconcelos de Siqueira e Luiz Fernando Gomes.
Segue a atividade proposta logo abaixo (respondida):
A ideia é a de que, pela
leitura desses artigos, vocês possam identificar alguns princípios e noções
teóricas da abordagem metodológica da etnografia (visando ao trabalho com
os letramentos) em duas situações concretas vividas no contexto de um
projeto do PIBID (que, neste caso, tem não apenas a mesma natureza, mas que
é coordenado pelos mesmos coordenadores).
1 - Após leitura individual
do artigo (1), identifique no artigo:
a) momentos,
marcas, sinais de que há uma preocupação dos participantes da
pesquisa – professor-pesquisador; bolsistas/colaborador em formação – em
construir um “lugar de fala”, que aponta para posturas e imposturas;
Sinais que
marcam:
Imposturas:
Restrita familiaridade com hábitos de leitura por parte dos bolsistas,
insistência da leitura compartilhada em sala mesmo que o método não tenha
obtido boa recepção dos alunos.
Posturas: a
escolha de uma nova entrada (longa-metragem) para a obra selecionada, uso do
cordel para introdução de um gênero diferente para o trabalho com a temática da
obra lida, descrições críticas e fiéis à resposta dos alunos.
b) onde pode ser
vista ou entrevista a noção de WINKIN (1998) do “saber estar com!”, que aponta
para a postura de não neutralidade do pesquisador no campo.
-A partir da
identificação de hábito de leitura deficiente por parte dos bolsistas, destacando como os caminhos para tornar-se leitor/a devem ser constantemente construídos,
seja para crianças e adolescentes (os estudantes) ou para adultos (os bolsistas).
-Escolha de
outra entrada para o primeiro contato com a obra selecionada.
-Possibilitar
os alunos sugerirem livros, e escolherem a obra a ser lida de acordo com os
vários títulos que lhe foram dispostos.
2 - Após leitura individual
do artigo (2), identifique:
a) Em que medida o trabalho
pedagógico proposto pode ser relacionado à noção de WINKIN (1998) do “saber
ver!”, ou seja, saber rever e repensar suas crenças, valores, conhecimentos
cristalizados em função de uma determinada experiência com o “outro”.
Na forma como o grupo do Pibid, apesar da escola desejar a leitura dos clássicos universais como meio para o incentivo à leitura (e até primeiro contato), alterou quais obras seriam lidas para promover uma visão mais centrada no aluno; como os estudantes foram incentivados a produzir seus próprios textos com as temáticas das obras abordadas e dentro da proposta da transmídia, por meio de desenhos, memes e até rap.
sexta-feira, 5 de março de 2021
Resenhas de "O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação" e "A elegância do Ouriço"
Playlist dos vídeos-resenha
segunda-feira, 1 de março de 2021
"A elegância do Ouriço" e "O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação"
Vídeos-resenha dos pibidianos do grupo da Prof.ª Mércia Isabel
"A elegância do ouriço"
🦔 Lucas Henrique de Omena
A vídeo-resenha de Lucas não tem spoillers e é dividida em 3 partes: 1°) Sobre a autora; 2°) O ouriço (referente ao enredo); e 3°) Observações.
Nos primeiros minutos de vídeo, Lucas fala mais sobre Muriel Barbery, com citações de entrevistas que a mesma concedeu, nos revelando a personalidade introspectiva da autora. O pibidiano também menciona outras obras da marroquina naturalizada francesa, e explica como a narração dos capítulos varia entre Renée e Paloma, logo introduzindo mais sobre a história, e as semelhanças e diferenças entre as duas personagens.
Lucas se atenta a falar sobre a classificação "Romance Filosófico" que o livro recebe, como a relação "indivíduo-sociedade-existência" é evidente em todo a obra de Muriel, e a forma que o tema Desigualdade Social é explorado.
Caminhando para o fim de sua vídeo-resenha, o estudante cita o longa-metragem fruto da adaptação do romance de Barbery, o The Hedgehog/Le Hérisson (2009), e menciona o importante capítulo que Paloma critica o caráter descritivo da matéria de gramática de sua escola.