sábado, 6 de março de 2021

A abordagem metodológica da etnografia visando o trabalho com os letramentos

A abordagem metodológica etnográfica a partir dos artigos sobre o projeto Pibid 2018-2020

Nos foi proposto a leitura de dois artigos realizados no contexto do PIBID: Língua Portuguesa - edição 2018-2020:

→ Artigo 1: O ingresso na prática docente dos letramentos sociais: caminhos para (re) encontros com o mundo da leitura, por Andréa Pereira.

→ Artigo 2: Pedagogia Transmídia: Reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura de convergência, por Daniela Ferreira da Silva, Thalyta Vasconcelos de Siqueira e Luiz Fernando Gomes.


Segue a atividade proposta logo abaixo (respondida):

A ideia é a de que, pela leitura desses artigos, vocês possam identificar alguns princípios e noções teóricas da abordagem metodológica da etnografia (visando ao trabalho com os letramentos) em duas situações concretas vividas no contexto de um projeto do PIBID (que, neste caso, tem não apenas a mesma natureza, mas que é coordenado pelos mesmos coordenadores).

1 - Após leitura individual do artigo (1), identifique no artigo:

a) momentos, marcas, sinais de que há uma preocupação dos participantes da pesquisa – professor-pesquisador; bolsistas/colaborador em formação – em construir um “lugar de fala”, que aponta para posturas e imposturas;

Sinais que marcam:

Imposturas: Restrita familiaridade com hábitos de leitura por parte dos bolsistas, insistência da leitura compartilhada em sala mesmo que o método não tenha obtido boa recepção dos alunos.

Posturas: a escolha de uma nova entrada (longa-metragem) para a obra selecionada, uso do cordel para introdução de um gênero diferente para o trabalho com a temática da obra lida, descrições críticas e fiéis à resposta dos alunos.

b) onde pode ser vista ou entrevista a noção de WINKIN (1998) do “saber estar com!”, que aponta para a postura de não neutralidade do pesquisador no campo.

-A partir da identificação de hábito de leitura deficiente por parte dos bolsistas, destacando como os caminhos para tornar-se leitor/a devem ser constantemente construídos, seja para crianças e adolescentes (os estudantes) ou para adultos (os bolsistas).

-Escolha de outra entrada para o primeiro contato com a obra selecionada.

-Possibilitar os alunos sugerirem livros, e escolherem a obra a ser lida de acordo com os vários títulos que lhe foram dispostos.

2 - Após leitura individual do artigo (2), identifique:

a) Em que medida o trabalho pedagógico proposto pode ser relacionado à noção de WINKIN (1998) do “saber ver!”, ou seja, saber rever e repensar suas crenças, valores, conhecimentos cristalizados em função de uma determinada experiência com o “outro”. 

Na forma como o grupo do Pibid, apesar da escola desejar a leitura dos clássicos universais como meio para o incentivo à leitura (e até primeiro contato), alterou quais obras seriam lidas para promover uma visão mais centrada no aluno; como os estudantes foram incentivados a produzir seus próprios textos com as temáticas das obras abordadas e dentro da proposta da transmídia, por meio de desenhos, memes e até rap.

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