sexta-feira, 19 de março de 2021

O Ensino Remoto na Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça (2021)

Os 9°s anos e as atividades escolares não presenciais

Dada instruções do último encontro da quarta-feira, nós do grupo de pibidianos e pibidianas, como professora supervisora Mércia Isabel, nos reunimos no google meet na sexta-feira, dia 19/03, para discutirmos mais detalhadamente as atividades remotas iniciadas a partir deste mês de março na Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça. 

Mércia conta que a partir do dia 05/03 foi promovida a semana pedagógica com os educadores em torno do Centenário de Paulo Freire. A professora nos explicita também que a escola, de acordo com o Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais (REAENP), inseriu o tema "O aumento da violência doméstica em tempos de pandemia" para ser trabalhado pelos professores de língua portuguesa dos 9°s anos na primeira semana de aulas.

A professora Mércia está com as turmas do 9° ano T01 e T02, com 38 e 34 alunos e alunas, respectivamente, e suas aulas no google meet são às segundas-feiras, de 13h30 às 15h00. O primeiro encontro entre eles foi no dia 15 de março, e o questionário a seguir foi debatido.





Assim como foi apontado pelo professor Luiz e pela professora Andréa no encontro da quarta-feira (17/03), destaco como o tema sobre a violência doméstica durante a pandemia é um assunto importantíssimo, mas que devemos nos atentar ao fato de que talvez (provavelmente) a escola não tenha recursos necessários para promover uma discussão rica, aprofundada e com significativa assistência sobre o tema. Inclusive, o assunto teve o espaço de apenas 1 aula para ser debatido, poderia ser um tema de uma semana, um mês... E qual forma deve ser feita a abordagem do tópico em sala? Os professores receberam algum apoio ou auxílio especializado para melhor debatê-lo? (Não.)

Outro ponto a ressaltar é que os alunos e alunas de 13-15 anos estavam voltando de um recesso/férias. A delimitação do assunto sobre violência doméstica como o primeiro a ser abordado pela escola após o retorno dos estudantes os cativa ou enche os olhos para retomar às aulas? 

A professora Mércia aponta não ter ficado muito feliz com a escolha de tal assunto, e menciona que a atividade apenas foi atribuída a ela e ao professor Gerson (o outro professor de língua portuguesa dos 9°s anos), sem grandes aberturas para cogitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário