Sites e redes sociais

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Quarta-feira, 28/04

Reunião Geral Pibid (28/04)

A reunião se deu sem a presença dos professores coordenadores por motivos maiores e as professoras supervisoras explicitaram o andamento de suas aulas desde o último encontro geral. 

Professora Mércia comenta sobre nossos avanços e a positiva resposta dos 9°s anos a nossas metodologias. Cada um de nós, pibidianos do grupo da professora, falamos da rica e ímpar experiência que o projeto está proporcionando, assim como mencionamos o carinho e simpatia dos alunos e alunas da escola. Também expusemos o perfil da turma no instagram.


A professora Mítia apresenta o blog do projeto de jornal da turma, esse que havia sido mencionado na última reunião geral.  Mítia exibi o vídeo muito bem formulado de uma aluna: a primeira matéria, ou melhor, a primeira postagem do blog-jornal. Todos ficaram muito impressionados com a produção e a desenvoltura da estudante, que falou de como tem sido a experiência do ensino remoto. A professora ainda ressalta que já há outros vídeos planejados para serem postados logo mais, e que a turma está muito empolgada e envolvida.

Professora Socorro menciona o grande desempenho dos pibidianos de seu grupo, que está muito orgulhosa. Jeferson explicita como vem sido a experiência nas aulas, assim como fala que eles (pibidianos) organizaram algumas perguntas para os alunos com o intuito de conhecê-los melhor. Ele menciona uma predominância de gostos vinculados à cultura pop e universo geek, e explica que os pibidianos estão em um projeto de revista nerd.

Para mim fica nítido como todos os pibidianos e pibidianas estão crescendo, amadurecendo e abrindo horizontes quanto à docência. É maravilhoso verem todos falarem de seus projetos e devolutivas dos alunos e alunas das escolas.

terça-feira, 27 de abril de 2021

Encontro com pibidianos e prof.ª Mércia (26/04)

Debate sobre a aula de mais cedo e planos para próxima segunda-feira

Discutimos sobre a devolutiva dos alunos e alunas após uma aula mais dinâmica, assim como Lavínya e Nathally nos explicitou como o assunto Texto Dissertativo Argumentativo iria ser abordado na próxima segunda-feira. Percebemos que os estudantes ficaram mais inquietos (principalmente no chat) graças às novidades a eles apresentadas. Muitos que nunca se manifestaram de nenhuma maneira estiveram muito presentes no chat, ora conversando com os demais sobre temas transversais, ora comentando sobre os tópicos levantados no encontro. Destaco que, é claro, muitas vezes tivemos que lembrá-los de não se dispersarem tanto assim no bate-papo.

Acreditamos que certo entusiasmo tomou conta, ressaltando os momentos que nós, pibidianos, citávamos um filme, série ou anime que eles consumiam. Eles estavam mais descontraídos ao mesmo que cientes de que havíamos planejado uma aula que melhor os atendesse. 



Aula dia 26/04

Revisão sobre Barroco e Artigo de Opinião

A revisão do Barroco ocorreu inteiramente no perfil da turma no instagram. Os alunos ficaram surpresos com a conta na rede social e logo começaram a segui-la. Letícia, Mateus e Lucas explanaram o assunto, assim como receberam dúvidas dos estudantes no chat do google classroom ou com perguntas orais, pois alguns alunos abriram o microfone nesse momento. Os pibidianos utilizaram os stories para aplicar um game de verdadeiro ou falso. A interação dos alunos e alunas foi bem presente e a maioria acertou as questões, que eram explicitadas após a revelação das respostas pelo pibidiano Lucas.


Vale a pena destacar que durante todo o encontro foi necessário solicitar aos estudantes que usassem o chat apenas para falar sobre assuntos da aula. Muita conversa (mensagem) paralela ocorreu, mas após nossos pedidos (inclusive da professora Mércia), as coisas se apaziguaram.

Como a conta da turma no instagram era privada, para os alunos visualizarem o perfil em seus smartphones se fazia necessário que aprovássemos suas solicitações. Sinalizamos que isso ocorreria apenas após o fim da aula, mas muitos insistiram em solicitar o @ e etc. enquanto a explicação do assunto Barroco acontecia. Tivemos que relembrá-los várias vezes que focassem na aula, o que se deu sem muitas complicações.


Após o trio discutir sobre o assunto com a turma, Jaine e eu introduzimos a revisão do assunto Artigo de Opinião. Preferimos utilizar a apresentação do aplicativo Canva e postar os slides que produzimos no instagram após o término da aula. Particularmente no momento que eu estava explanando sobre o assunto, tivemos algumas interrupções, com o microfone e a câmera de alguns alunos abertos de forma acidental. Perdi um pouco do meu foco graças ao ocorrido, mas logo consegui retomar à explicação. Jaine e eu conseguimos chegar apenas até a metade do que programamos em discutir sobre Artigo de Opinião, então ficamos de dar continuidade ao assunto na próxima segunda-feira.

O encontro foi muito legal e experienciamos o fato de dar aula a uma sala pela primeira vez. A turma também se mostrou muito feliz com aquela segunda-feira.




sábado, 24 de abril de 2021

Encontro com pibidianos e prof.ª Mércia (23/04)

Os planos de aula para próxima segunda-feira

O primeiro post para a conta dos 9°s anos no instagram está quase pronto, e debatemos sobre o andamento da aula de segunda-feira. Como trata-se da revisão de 3 assuntos, esses foram divididos entre nós, pibidianos. Lucas, Letícia e Mateus ficam de discorrer sobre o assunto Barroco; Nathally e Lavínya ficaram com Texto Dissertativo Argumentativo; e Jaine e eu, Artigo de Opinião.

Cada um de nós já havíamos debatido sobre o uso de alguns recursos e metodologias para tornar a aula mais interessante para os estudantes, então aplicamos nossas ideias de acordo com o assunto que cada trio ou dupla escolheu para discutir na próxima aula. 

Basicamente, o trio do Barroco escolheu predominantemente o uso da gameficação junto aos stories do perfil da turma no instagram; Nathally e Lavínya escolheram o uso da paródia e a gameficação no aplicativo kahoot; e Jaine e eu escolhemos o uso de memes e referência ao universo Marvel. Nós todos, ou seja, o trio e as duplas, estamos compartilhando todo o andamento do trabalho uns com os outros pelo whatsapp.

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Encontro com pibidianos e prof.ª Mércia (19/04)

Devolutivas do Formulário e perfil no Instagram

Discutimos sobre as respostas do formulário "Para te conhecer melhor" que elaboramos para traçar um perfil dos alunos e alunas dos 9°s anos. Achamos necessário debater também sobre a criação de um perfil das turmas no Instagram (rede social apontada como a mais utilizada no formulário). Conversamos sobre a possibilidade de uma primeira postagem em que cada pibidiano e pibidiana se apresentasse aos estudantes da maneira mais informal que fosse possível. Pensamos também em como o instagram se organizaria e em seu layout. 


O princípio fundamental da criação do perfil é proporcionar um ambiente que disponibiliza os materiais abordados em aula ao mesmo tempo que pode servir como espaço online para exposição de futuros trabalhos de autoria dos estudantes. Acreditamos também que o perfil no instagram é capaz de promover uma aproximação entre professora mércia e pibidianos com os alunos.

Mércia acrescenta que na próxima aula haverá uma revisão dos assuntos abordados com os 9°s anos até o momento, concedendo-nos abertura de livre intervenção. Os assuntos são: Artigo de Opinião, Barroco e Texto Dissertativo Argumentativo. Começamos, assim, a pensar sobre uma elaboração de plano de aula sobre os temas.

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Quarta-feira, 14/04

Reunião Geral Pibid (14/04)

Cada professora supervisora fala de suas impressões das últimas aulas e abrem espaço para que os pibidianos e pibidianas falem também do andamento do projeto.

A professora Socorro destaca que seus alunos e alunas estão gostando da presença dos pibidianos, uma resposta muito positiva. Socorro fala do entrosamento de seu grupo, de como os pibidianos colaboram nas respostas das atividades dos alunos, desenvolvem atividades e possuem abertura de intervenção nas aulas. Socorro acrescenta que há um grupo restrito participativo, mas que aos poucos e com as metodologias que vem sendo aplicadas, mais alunos estão começando a interagir nas aulas.

A professora Mítia ressalta a maravilhosa resposta dos alunos e alunas quanto as ações pedagógicas de seu grupo. Mítia compartilha o iniciativa da criação de um jornal dos estudantes, com artigos/matérias sobre variados assuntos que rodeiam a vida dos alunos e alunas. Prof.ª Mítia destaca que muitos estudantes estão muito empolgados com a ideia. 

Professora Mércia também compartilha sobre as experiências das últimas aulas, da recepção dos alunos e alunas.

Para mim, ficou perceptível como as respostas dos alunos e alunas (e das 3 escolas envolvidas no projeto pibid) modificam-se a partir das intervenções utilizando-se de ações pedagógicas que priorizam o multiletramento e metodologias ativas. 

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Encontro com pibidianos e prof.ª Mércia (12/04)

Sobre Formulário e a aula de mais cedo

No encontro, debatemos sobre a resposta muito positiva que recebemos na aula de mais cedo, com uma efetiva participação e interação dos alunos e alunas, de como eles precisam de aulas mais dinâmicas.


Discutimos também sobre as primeiras respostas no formulário que desenvolvemos para conhecer mais dos gostos e universo dos estudantes. Ficamos muito entusiasmados com o detalhamento e compromisso dos alunos em responder todas as perguntas. A gratidão pairou sobre nós, com aquelas devolutivas poderíamos elaborar uma ação pedagógica mais próxima aos alunos e alunas. Ficamos surpresos com as citações deles a filmes, séries e animes que nós, pibidianos, consumimos também!

Print atualizado do formulário.


quarta-feira, 14 de abril de 2021

Aula dia 12/04

Texto dissertativo argumentativo e redação coletiva

A aula da última segunda-feira iniciou-se com um vídeo que narrava o conto "A moça tecelã", de Marina Colasanti, com o intuito de iniciarmos a aula de uma maneira mais descontraída ao passo que os estudantes tem contato com o gênero textual Conto. Perguntamos sobre o que eles haviam entendido do texto e mais alunos se manifestaram do que nas segundas-feiras anteriores. O papo também rendeu no chat.


Logo mais, foi apresentado para os alunos e alunas o Texto Dissertativo Argumentativo e, em seguida, foi proposta uma atividade de interação e criatividade: a Redação Coletiva.


Basicamente, os estudantes deveriam construir, de forma grupal, um texto. Deveríamos atentá-los a necessidade de que estivesse presente início, meio e fim no trabalho, assim como não ocorresse desvio do tema. Os alunos e alunas abriam o microfone para mostrar suas ideias ou digitavam no chat, enquanto Letícia (pibidiana) reunia tudo em um documento word. Eles mostraram toda sua criatividade e vários finais foram propostos para o texto. A noção de que o texto deveria ter as 3 partes essenciais, o início, o meio e o fim, pareceu bastante perceptível para os estudantes.




Nesta aula, conseguimos mais interação e participação dos alunos e alunas sobre os assuntos abordados em aula. 🎉🎉🎉

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Encontro com pibidianos e prof.ª Mércia (07/04)

Debatendo sobre as últimas aulas 

Conversamos sobre a necessidade de começar a produzir o formulário de "aproximação" professora Mércia/pibidianos/turma dos 9°s anos, com indagações sobre os gostos dos estudantes, como séries, filmes e leituras preferidas. Iniciamos a elaboração de perguntas que acreditávamos que deveriam ser enviadas para eles o mais rápido possível. A partir das respostas, teríamos mais recursos e informações para melhor desenvolver as ações pedagógicas com os estudantes, ao passo que conheceríamos mais sobre o mundo deles.




Encontro com pibidianos e prof.ª Mércia (05/04)

Discussão sobre a aula (também do dia 05/04)

No encontro, conversamos sobre a importância de expandir nosso contato com os alunos e alunas, aproximando-os mais aos assuntos das aulas, consequentemente. Discutimos também sobre como deve ser difícil para adolescentes de 14 a 16 anos lhe darem com a pandemia e a ausência de aulas presenciais em um momento tão efervescente de suas vidas, que desejam aproveitar de tudo o máximo possível e que tanto importa a amizade e o convívio com outros adolescentes. Compartilhamos também como foi maravilhosa a interação que nós, pibidianos, conseguimos fazer na aula de mais cedo com os alunos, de como nos sentimos ainda mais acolhidos.




quinta-feira, 8 de abril de 2021

Aula dia 05/04

Barroco e interação com os alunos e alunas

O tema abordado foi o movimento artístico e literário Barroco. Os estudantes ainda continuam muito tímidos para fazer ou responder perguntas durante a aula, alguns poucos são mais interativos. A preocupação dos alunos e alunas com a lista de frequência (muitas vezes logo ao início da abertura da sala) continua. Os estudantes parecem muito dispersos, mesmo com suas câmeras desligadas e se mantendo silenciosos, pois quando a professora Mércia anuncia o momento da atividade de fixação sobre o assunto, muitos parecem completamente "perdidos", manifestando muitas vezes que não estão com o caderno disponível ou coisas do gênero. Comportamentos como esses nos fazem levantar hipóteses: Eles realmente estão assistindo à aula, ou simplesmente entraram na sala do google meet para mostrarem que de alguma forma estão presentes? A abordagem contempla apenas uma minoria mesmo? Os problemas de conexão ou do aparelho que estão usando deixam a maioria "na mão"?


Caminhando para o final da aula, nós, pibidianos, decidimos abrir a câmera e nos apresentarmos, porém de maneira mais informal, contando um pouco de nossos gostos e intenções com o projeto do pibid. Eles foram muito simpáticos. Após falarmos que eles também podiam se sentir à vontade para se apresentar para nós, muitos abriram a câmera espontaneamente e melhor interagiram conosco, dando um ar mais descontraído à aula.




Acredito que sempre temos que lembrar que, assim como nós, estudantes da ufal, estamos ainda nos adaptando a aulas remotas, eles passam pelo mesmo e se o formato tradicional do ensino já era monótono, visto muitas vezes como "chato", provavelmente eles sentem a mesma coisa de forma remota, acrescentando ainda dificuldade de conexão e ambientes inadequados de estudo em casa, por exemplo. Fica latente para eles que "a parte boa da escola", como a interação com os amigos e o calor humano, foram excluídos abruptamente nessa nova forma de aulas à distância. Vale a pena também ressaltar a urgência das metodologias ativas na vida dos alunados.



quinta-feira, 1 de abril de 2021

Quarta-feira, 31/03

Reunião Geral Pibid (dia 31/03)

O prof. Luís encabeceia o encontro destacando a importância de nossas impressões e reflexões sobre as aulas das professoras supervisoras em que estamos inseridos e como o momento que estamos vivendo é ímpar e histórico para a educação: comunidade acadêmica e estudantes "obrigados" a usar de recursos digitais para continuidade das aulas, dos projetos etc. Tornou-se evidente a urgência e a importância dos textos multimodais e do letramento digital. O tema continuou a ser explicitado pela Prof.ª Andréa com a apresentação de slides com o tema "A escola na Pandemia".

Os professores coordenadores exibiram o vídeo da prof.ª dra. Jaqueline Barbosa intitulado como "As escolas e as práticas de linguagem contemporâneas" que particularmente me fez refletir sobre a metodologia de ensino passiva e a necessidade da ampliação dos letramentos. As professoras coordenadoras também debateram sobre a aplicação de suas  propostas metodológicas nas últimas aulas, discutindo a cerca do material utilizado.