quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

O Encontro com o Outro

Dia 20/01/2021

A primeira parte do encontro foi dedicada à apresentação de mais algumas vídeo-resenhas (incluindo a minha). A segunda parte ficou com a professora Andrea, que nos apresentou slides sobre "Letramento(s): Articulações", destacando como a língua não se trata apenas de estrutura. Levando em conta a dimensão política e importância do processo de socialização na construção do significado de letramento, a língua é de natureza heterogênea e puramente variação, assim como afirma Faraco.

Devidamente foi debatido outra vez sobre o apego à normatividade em detrimento de práticas não genéricas e específicas afim de que a língua portuguesa, a aula, as atividades em sala, os trabalhos, façam sentido aos alunos, e a diferentes grupos de alunos também!

(No momento estou a ler "A Elegância do Ouriço", como nos foi solicitado, e destaco esse trecho na voz de Paloma: 

"Em suma, hoje de manhã eu tinha aula de francês com ela. Em si já é uma amolação. Francês com a Sra. Maigre se resume a uma longa série de exercícios técnicos, que se faça gramática ou leitura de textos. Com ela, parece que um texto foi escrito para que se possam identificar seus personagens, o narrador, os locais, as peripécias, o tempo do relato etc. Acho que nunca lhe veio à mente que um texto é antes de tudo escrito para ser lido e provocar emoções no leitor. Imaginem que ela nunca fez a pergunta: 'Gostaram desse texto, desse livro?'. No entanto, é a única pergunta que poderia dar sentido ao estudo dos pontos de vista narrativos ou da construção do relato..."

"Dizer a adolescentes que já sabem falar e escrever que a gramática serve para isso é como dizer a alguém que é preciso ler uma história dos banheiros através dos tempos para fazer xixi e cocô. É sem sentido!"

— Capítulo 36 - Pensamento Profundo n°10, páginas 92 e 93.)

Discorrendo como os sentidos acontecem dentro de um contexto, Andrea e professor Luis Fernando inicia uma explanação do que seja Abordagem Etnográfica. Ressaltando sobre a importância de olhar a realidade pelos olhos dos alunos, os professores deixou claro para nós, pibidianos, como é uma prática/movimento sempre necessária(o)!

Para expandirmos mais a ideia do que seja etnografia, nos foi orientado assistir ao filme "Xingu" (2011), para podermos tanto responder ao questionário quanto debatermos sobre o audiovisual no próximo encontro daqui algumas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário